PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA
ESCOLA: Municipal Luiz Lazaro Zamenhof
PROFESSORA: Suely Portugal dos
Santos
ORIENTADORA: Adelina Chaves
Almeida
MUNICÍPIO: Eunápolis - Bahia
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Gênero
textual: Literatura infantil
Livro:
Bichionário
Autor:
Nelson José Machado
Ilustração:
Dulce Osinski
Leitura
deleite: A macaca que perdeu a banana
O lobo e os sete
cabritinhos
A ovelha vermelha
O lobo e o cordeiro
Bichos que existem
e bichos que não existem (poema)
Área/componente curricular: Língua Portuguesa
Ano/Série: 2º e 3º ano Ensino Fundamental I
Tempo
estimado: oito aulas
Eixos:
v Oralidade;
v Leitura;
v Produção
de Escrita.
Conteúdos:
v
Literatura infantil
v
Música: o som dos bichos de Geraldo
Amaral (cd adivinhe quem é)
v
Sílabas;
v
Rimas;
v
Advinhas;
v
Relação
grafema/fonema
v
Elaboração
de frases;
v
Ordem
alfabética
v
O
fonema r/RR
v
jogos
v
Pinturas
Objetivo
geral:
A partir da leitura do livro
“o Bichionário” desenvolver habilidades e estratégias diversificada de leitura
e escrita correlacionando todo o estudo com o desenvolvimento do processo de
alfabetização/letramento.
Objetivos
específicos:
v
Levantar
os conhecimentos prévios dos alunos sobre animais;
v
Avançar
no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da
leitura e da escrita convencional.
v
Contar
aos colegas sobre animais de estimação;
v
Ampliar o conhecimento sobre a variedade de
animais;
v
Observar, registrar e comunicar algumas
semelhanças e diferenças entre os animais.
v
Ler
para localizar informações;
v
Desenvolver o comportamento leitor e escritor
durante o processo de produção textual;
v
Ler
capa de livro;
v Reconhecer
a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador;
v
Descobrir
o nome dos animais com base em algumas informações;
v
Recorte
e colagem de gravuras de animais;
v
Elaborar
advinha com nomes de animais cuja resposta seja letras;
v
Localizar
no alfabeto a letra que responde a advinha;
v
Ler
nomes de animais citados no livro;
v
Brincar
de imitar os sons dos animais;
v
Ler
texto de divulgação cientifica, mesmo que com ajuda do professor, para
selecionar informações explicita;
v Interagir
com os pares de maneira lúdica;
v Enriquecer
seu vocabulário através da oralidade;
v
Preencher
a ficha do animal com base nas informações do texto;
v
Elaborar
frases sobre a necessidade de se salvar animais da extinção (o professor como
escriba);
v
Perceber
a letra diferente de palavras semelhantes;
v
Identificar
quantidades de letras e sílabas nos nomes dos animais;
v
Compreender
as palavras como unidades autônomas de sentido;
v
Encontrar
palavras dentro de outra;
v
Elaborar
cartazes.
Recursos:
Quadro,
piloto, cartaz, caderno, lápis, borracha, atividades xerografada, música,
jogos, cartolina, Livros didáticos e para didáticos; Máquina fotográfica; Livros
de literatura infantil; Cola Tesoura; fichas, figuras, dicionário.
SITUAÇÕES
DIDÁTICAS/DESENVOLVIMENTO
1º
MOMENTO
Apresentar o livro Bichionário, explorar a capa
indagando:
- O que vocês estão vendo?
- Tem alguma imagem na capa?
- O que está escrito na capa?
- O que significa a palavra Bichionário?
- Que tipo de personagens aparecerá nesse texto?
- Quem escreveu esse livro?
Após análise da capa:
·
Ler
o livro, mostrar a imagem de cada animal que representa cada letra do alfabeto;
·
Perguntar
que animal está representando a letra B e as letras C, I, O, R e N?
·
Perguntar
se já viram esses animais, ouvir o que eles têm a dizer sobre os mesmos;
·
Explicar
como ele foi organizado, ou seja, em ordem alfabética;
·
Informar
que a ordem alfabética é uma forma de organizar informações escritas de textos
de uso cotidiano como: agendas, listas telefônicas, diários etc.
·
Dialogar
sobre a forma como esta organização pode facilitar nossa busca e porque é
importante saber a ordem das letras do alfabeto;
·
Mostrar
dicionário deixar que eles observem a sequência das letras em ordem alfabética;
- Aplicar
atividades.
2º MOMENTO
·
Explicar
a importância dos animais para o equilíbrio ecológico e para relação homem e
natureza bem como a necessidade deles terem liberdade e cuidados.
- Explicar
aos alunos que ao longo das aulas eles aprenderão algumas semelhanças e
diferenças que existem entre os animais;
- Mobilizar
o interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Como é
formado o corpo dos animais? Em que eles se parecem e se diferenciam? Será
que todos têm quatro patas?
- Fazer
uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem ser classificados.
Explicar que há animais que possuem diferentes formas de locomoção
(caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros, carnívoros
e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite.
3º MOMENTO
- Apresentar
o vídeo com a música “som dos bichos” (you tube)
- Mostrar
imagens de alguns animais e pedir para que imitem o som de cada um.
·
Elaborar
advinha com nomes de animais cuja resposta seja letras;
·
Localizar
no alfabeto a letra que responde a advinha;
- Aplicar
atividade relacionada ao som dos animais;
4º MOMENTO
·
Ler
texto de divulgação cientifica, com ajuda do professor, para selecionar
informações explicita;
·
Preencher
a ficha do animal com base nas informações do texto;
5º
MOMENTO
·
Elaborar
frases sobre a necessidade de salvar animais da extinção (o professor como
escriba);
·
Construir
um cartaz com as frases elaboradas.
6º MOMENTO
·
Identificar
quantidades de letras e sílabas nos nomes dos animais;
·
Encontra
em desenhos e colorir todos os animais que estão escondidos na floresta;
·
Escrever
o nome dos animais que encontrou;
·
Organizar
as letras do nome dos animais e escrever.
7º MOMENTO
·
Acompanhar
com o dedo a leitura de duas versões da fabula o leão e o ratinho;
·
Circular
o nome dos animais de acordo com a versão número dois;
·
Ligar
as colunas formando casais de animais;
·
Numerar
as frases de acordo com os acontecimentos da fabula (leitura das frases pelo
professor);
·
Desenhar
a fábula em quatro cenas.
8º MOMENTO
·
Fazer
uma lista de fábula tendo o professor como escriba para o continho da leitura;
·
Encontrar
dentro das palavras nomes de animais e desenhar os animais que encontrou;
·
Jogos
Palavras dentro de palavras, Baralho letra inicial;
·
Elaborar
cartaz na ordem alfabética “Bichionário” para expor no cantinho da leitura.
PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA: Municipal Projeto Produzir
PROFESSORA: Edna de Souza Loures dos Santos
ORIENTADORA: Adelina Chaves de Almeida
MUNICÍPIO: Eunápolis-Bahia
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
TEMÁTICA: Preservação do Meio Ambiente
OBRA COMPLEMENTAR: Livro se o Lixo Falasse
ÁREA /COMPONETE
CURRICULAR: Língua
Portuguesa, Ciência.
ANO/ SERIE: Turma multisseriada
TEMPO ESTIMADO: 4 (quatro)dias
EIXOS: Leitura, Oralidade, Produção de
Textos e Meio ambiente.
DIREITOS DA APRENDIZAGEM
(OBJETIVOS):
·
Sensibilizar
os alunos para a questão do lixo, e a maneira inadequada com que as pessoas os
descartam;
·
Conhecer
a coleta seletiva;
·
Confeccionar
cartaz informativo sobre a reciclagem e coleta seletiva;
·
Identificar
que nem tudo que vai para o lixo é lixo;
·
Confeccionar
bonecos, bilboquê, boliche, flores com garrafas pet;
·
Antecipar
sentido do texto a partir do suporte textual, título e ilustrações, identificar
informações explicitas no texto;
·
Identificar
as características gênero textual cartaz educativo;
·
Reconhecer
a finalidade do gênero textual cartaz educativo.
CONTEÚDOS:
·
Preservação
do meio ambiente;
·
Coleta
seletiva;
·
Reciclagem.
RECURSOS:
·
Obras
complementares - “Se o lixo falasse” ,“ Um por Todos e Todos Por Um” ,“Rubens o Semeador”, “Jabuti
Sabido e Macaco Metido”
·
Papel madeira, garrafa pet, tampinha pet,
piloto permanente, elástico, tintas PVA, tesoura, cola quente, recortes,
pistola.
AVALIAÇÃO: A avaliação será mediante a
participação, produção dos alunos durante o desenvolvimento do trabalho.
SITUAÇÃO DIDÁTICA (ETAPAS DE
DESENVOLVIMENTO)
1º MOMENTO:
·
Apresentar
o livro “Se o lixo Falasse”;
·
Fazer antecipação da leitura a partir do
titulo e ilustração da capa;
·
Fazer
a leitura coletiva e, em seguida, a interpretação oral do texto.
·
Levantar os conhecimentos prévios das crianças
sobre a temática do livro.
·
Dinamizar uma discussão direcionada para
aspectos mencionados no livro: Coleta Seletiva, Reciclagem e Preservação do
meio Ambiente.
·
Refletir
sobre a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
2º MOMENTO:
·
Fazer
a leitura deleite “Um por Todos e Todos por Um” (obras complementares) após a
leitura, retomar o momento anterior da leitura e realizar discussão direcionada
para a reciclagem.
·
Apresentar
proposta de confecção de um mural das descobertas sobre a reciclagem e sua
importância para o meio ambiente.
·
Propor,
a partir das descobertas registradas a construção de cartaz informativo e
educativo sobre coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente para
expor na sala de aula.
3º
MOMENTO:
·
Fazer
a leitura deleite: “Rubens o Semeador” (obras complementares)
·
Trabalhar
com confecção de bonecos, flores, bilboquê e boliche com garrafa pet.
·
Retomar
o momento anterior com seleção do material para confeccionar os objetos
citados,
·
Listar no quadro os nomes dos objetos que
serão confeccionados.
·
Confecção
de vai e vem, bilboquê, e boliche.
4º
MOMENTO:
·
Fazer
leitura deleite “Jabuti Sabido e Macaco Metido” (obras complementares);
·
Produção
do Acróstico dos três RS: (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
·
Apresentação dos brinquedos: vai e vem,
bilboquê e boliche.
·
Exposição
dos cartazes.
ESCOLA MUNICIPAL NILZA BARBOSA DE OLIVEIRA
SÉRIE: 2º ANO B
PROFESSORA: TANIA REGINA SANTOS SOUZA
ORIENTADORA - GERSONILDA TAVARES DO VALE
MUNICÍPIO - EUNÁPOLIS
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA PARA TRABALHAR UM PARADIDÁTICO
OBJETIVOS
ü Promover
a leitura e a entonação das cantigas populares como declamação poética usada em
brincadeiras;
ü Ampliar
o conhecimento sobre a variedade de animais, principalmente sobre o sapo;
ü Ler
para localizar informações;
ü Desenvolver
o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
CONTEÚDOS
ü Práticas
de leitura e escrita;
ü Sistema
de escrita: lista de compras; poema;
ü Animais
vertebrados;
ü Ordem
crescente;
ü Ficha
técnica sobre o sapo;
ü Pintura,
recorte e colagem – sapo.
ANO
ü 2º
ano C
ÁREAS
DO CONHECIMENTO
ü Língua
Portuguesa;
ü Matemática;
ü Ciências.
TEMPO
ESTIMADO
ü 8 a
10 aulas
MATERIAL
NECESSÁRIO
ü Folhas
de sulfite, lápis de cor, cola, tesoura, etc.
LIVROS
ü CIRANDA
DAS VOGAIS – ZOÉ RIOS
ü MATAR
SAPO DÁ AZAR – HARDY GUEDES
ü SITES
PARA PESQUISAS
DESENVOLVIMENTO
1º
momento
Explore o interesse dos alunos com algumas
perguntas, como por exemplo:
·
Quem consegue ler o título desse livro?
·
Quais são as vogais?
·
O que vocês estão vendo na capa? Será que
esse livro vai falar de qual animal?
Passe folha por folha e deixe os alunos visualizarem tudo
o que tem.
2º momento
Leitura realizada pela professora, fazendo comentários
das gravuras do texto.
3º momento (1ºdia)
Escrever
na lousa os desafios que o texto trás para os alunos, tais desafios envolvem as
diferenças de sentidos entre as palavras, geradas pela troca de uma vogal. Veja
os exemplos:
Qual é a diferença entre:
FACA
e FOCA,
PRATO
e PRETO,
SAL
e SOL?
BALA
e BOLA,
VELA
e VILA,
DADO
e DEDO?
MALA
e MULA,
FOLHA
e FILHA,
BRANCO
e BRINCO?
4º momento (2º dia)
A
professora deve esclarecer para os alunos que o livro “Ciranda das Vogais” é
composto de desafios, versos e cantigas populares. Em seguida deverá escrever
na lousa a cópia do poema e os alunos deverão ler, copiar e ilustrar em uma
folha xerocada.
· A
professora poderá pedir aos alunos que pesquisem em casa sobre a vida dos
sapos, para trabalharem nas aulas posteriores.
5º momento (3º dia)
· A
professora levará outro paradidático como apoio para as aulas de Ciências –
“Matar Sapo dá Azar”- Hardy Guedes.
· Entregar
uma folha xerocada com sapinhos para pintura, recorte e colagem.
· Fazer
uma parlenda onde o aluno deverá substituir os desenhos por palavras.
6º momento (4º dia)
· Com
a pesquisa feita em casa, o aluno juntamente com a professora deverá fazer a
produção escrita através de uma ficha técnica sobre o sapo.
Sugestão de atividade
A professora poderá
fazer uma atividade onde o aluno escreverá uma lista de compras, pois o
paradidático trabalhado diz que “o sapo depois que aprendeu a ler, escreve
listas de compras para a namorada Tetê”.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ARAÚJO SANTANA
Universidade Federal da Bahia
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa
Professora: Janilda Ferreira da Fonseca de
Melo
Escola: Professora Nilza Barbosa de Oliveira
Município: Eunápolis
Orientadora de
Estudo: Zilma Santos Nascimento de Oliveira
Sequência Didática
Ano/série: 1º ano
Área/componente
curricular: Língua Portuguesa
Gênero textual: História Rimada
Eixos: Oralidade, Leitura , Produção de texto e análise linguística
Tempo estimado: 8 semanas,( uma vez
por semana)
A
consciência fonológica refere-se à percepção do som da fala. É uma capacidade
cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da
leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio
alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas
e fonemas numa palavra. Esse trabalho é de suma importância no
desenvolvimento de habilidades que estão relacionadas à correspondência
grafonemica. Sendo assim, busco sempre explorar esse tipo de atividades com
minha turma.
Direitos
de Aprendizagem (Objetivos):
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
Observar
e localizar palavras que rimam do livro usado.
]Listar
palavras rimadas.
Saber procurar no dicionário a grafia correta
de palavras.
Fixar
o texto utilizando materiais diferentes.
Ler o texto ou parte dele com autonomia.
Ampliar
o conhecimento do gênero história rimada.
Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras que rimam
Refletir sobre o
Sistema de Escrita Alfabética.
Desenvolver a
consciência fonológica por parte das crianças.
Comparar a grafia
de palavras que se repetem.
|
Conteúdos:
· Comparação
do gênero história rimada.
· Identificação
de palavras que rimam e suas características.
· Consciência
fonológica.
· Práticas
de leitura e escrita para apropriação do Sistema de Escrita Alfabético.
Recurso:
Livro Pêssego,pera, ameixa no pomar, cartelas com as ilustrações da
história, quadro, piloto para quadro branco, piloto para papel, papel sulfite máquina
fotográfica; , cartolina, macarrão de
letrinhas,cola, jogos educativos , alfabeto móvel e dicionários.
Avaliação: Acontecerá de forma contínua observando o interesse, a
participação nas atividades propostas e se os alunos aprenderam a reconhecer
nos textos palavras que rimam e ainda se os mesmos desenvolveram a consciência
fonológica, identificando partes que se repetem nas palavras trabalhadas, além
de verificar se conseguem criar novas rimas.
Momentos
planejados (etapas de desenvolvimento)
1º
momento - Leitura do livro Pêssego, pera, ameixa no pomar
· Explicar
aos alunos que durante 8 semanas, uma vez por semana, eles aprenderão mais
sobre histórias rimadas.
· Explorar
a capa, a contra capa, as ilustrações.
· Explorar
os conhecimentos prévios sobre rimas através de conversa dirigida.
· Fazer
uma lista com as palavras rimadas que eles conhecem.
· Procurar
no dicionário palavras elencadas, mas que são desconhecidas pelos mesmos.
Traduzido
por Ana Maria Machado
2º
momento- Releitura do livro pêssego, pera, ameixa no pomar
· Reler
o livro rimado para os alunos.
· Questioná-los
sobre as rimas que aparecem no livro.
· Dividir
a turma em grupos de 5 componentes para que organizem as cartelas com as
ilustrações do livro e coloquem na seqüência da história.
3º
momento- Retomada dos nomes dos personagens
|
· Retomar
o nome dos personagens, escrevendo no quadro.
· Ler
os nomes dos personagens, observando sua escrita.
· Distribuir
fichas com as ilustrações do livro.
· Colocar
tiras ao lado das ilustrações para que identifiquem as que estiverem sem
par.
· Colagem
do nome dos personagens no ofício.
|
4º
momento- Sequência da história
· Escrever
no quadro as quatro primeiras linhas da história e pedir as crianças que identifiquem as palavras
que se repetem.
· Separar
as crianças em grupos e lhes entregar tiras com partes da história e pedir
que coloquem em ordem segundo a sequência que aparecem.
|
5º
momento- Semelhanças na escrita das palavras
· Conversar
com os alunos sobre a característica rimada da história e sobre o que
as palavras que rimam têm de parecido.
· Escrever
no quadro frases da história para que as crianças identifiquem as
semelhanças na escrita das palavras.
·
Utilizar o alfabeto móvel para que
formem o nome de palavras que aparecem
na história.
|
6º
momento- Elaboração de lista
· Retomar
com as crianças as palavras rimadas do livro.
· Propor
que elas digam outras palavras que rimem com aquelas do livro para
que juntos façamos uma lista.
7º
momento- Leitura coletiva e construção com outros nomes para os personagens
|
· Escrever
o texto no quadro e pedir para as crianças lerem coletivamente
Identificando as palavras que rimam.
· Propor
que troquem os nomes dos personagens por outros que rimem com as
palavras do texto.
|
|
PROFESSORA JUDELIA CARLOS MIRANDA FERREIRA DA SILVA
ORIENTADORA DE ESTUDO: MARGARETE BRUNORO
MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEXTO BASE: FÁBULA - A
ABELHA CHOCOLATEIRA – (KÁTIA
CANTON)
Público alvo: 1º ANO
DURAÇÃO: Uma semana
CONTEÚDOS:
Gênero
textual: Fábula
Leitura
e Interpretação de texto
Produção
Oral e Escrita
Análise
Lingüística: Letras, palavras, sílabas.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
o gênero textual fábula para valorização e compreensão da cultura escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Produzir
textos orais e escritos
Estimular
a leitura
Desenvolver
a capacidade de ouvir
Mostrar
a diversidade entre as pessoas
Valorizar
o individua e suas peculiaridades
DESENVOLVIMENTO
APRESENTAÇÃO
(Conhecimento prévio e apresentação do gênero textual)
- Organização dos alunos em círculo
na sala;
- Leitura da fábula pela professora
(fantoches, slides, etc.);
- Levar para a sala revistas para
os alunos procurarem figuras de objetos iguais com características
diferentes;
- Os alunos devem recortar e colar
em uma cartolina diferente e verbalizarem como um mesmo objetivo pode ter
características diferentes;
- O professor deverá levar a figura
de uma abelha e colméia e perguntar aos alunos sobre o que conhecem sobre
a vida das abelhas devendo “completar” os sobre conhecimentos dos alunos
sobre habitat, o trabalho em equipe, a produção do mel etc.;
- O professor deve falar do suporte
escolhido para apresentar a fábula e comentar sobre o gênero (narrativa
com diálogo (fala dos personagens) e animais que se comportam como gente,
etc.)
1ª ETAPA: (produção
oral, interpretação e compreensão textual)
- Reconto oral da fábula: pedir aos
alunos que identifiquem início, meio e fim;
- Perguntas:
a) Por que as abelhas começaram a
criticar Anita?
b) Anita não fazia o mesmo trabalho das
outras?
c) E por que, mesmo assim, as abelhas não
estavam satisfeitas com o trabalho dela?
d) Neste caso, a produção de chocolate
pela abelha Anita deveria ser rejeitada pelo simples fato de ser diferente da
produção dos outros?
e) Vocês conhecem alguém que já passou
por uma situação de rejeição por ser diferente dos outros?
f) Isso é certo? Como devemos tratar as
diferenças dos outros.
2ª ETAPA: (análise
lingüística)
1. Professor deve pedir aos alunos que
falem os personagens do texto e objetos fazendo uma lista no quadro:
2. O professor deve ler acompanhando a
palavra para que os alunos percebam a articulação da fala e pedir que os mesmos
repitam;
3. Peça aos alunos que identifiquem as
letras das palavras da lista no alfabeto exposto na sala;
4. Pedir aos alunos que falem outras palavras que comecem ou
terminem com o mesmo som/fonema - letra
5. Colocar no quadro as palavras da lista
com lacunas para que os alunos identifiquem a letra/som que falta peguem no
alfabeto móvel a letra/som corresponde e colem no quadro completando a lacuna
AVALIAÇÃO
3ª ETAPA: (produção
escrita)
A
avaliação será através de todas as atividades, observando os avanços dos alunos
quanto ao conhecimento sobre o gênero textual apresentado, bem como atividade
de análise linguística.
ANEXOS
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA.
ESCOLA MUNICIPAL NICOLAU COELHO
SÉRIE: 1º ANO – A TURNO: VERSPERTINO
PROFESSORA ALFABETIZADORA: JANE GLAUCIA
NASCIMENTO SOUZA
ORIENTADORA – NEIRIAN AFONSO DA PAZ
VIEIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
VAMOS
PASSEAR NO BOSQUE
GÊNERO
TRABALHADO
· Canções.
CONTEÚDO
· Canção:
Vamos Passear No Bosque.
TEMPO
ESTIMADO
·
Três dias.
COMPONENTE
CURRICULAR
·
Língua Portuguesa.
RECURSOS
·
Cartaz 6 e 7 do Pacto Bahia, cartolina, papel
de ofício, livro didático, sabonete,
pente camisa, bermuda, pão, abacaxi.
OBJETIVO
GERAL
·
Participar de situações de uso de linguagem
oral utilizando o procedimento da escrita, apreciando de gênero textual CANTIGA para compreender e superar as
dificuldades encontradas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Entender que a leitura e escrita desafiam a
nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
·
Utilizar diferentes linguagens como meio para
produzir, expressar e comunicar suas ideias;
·
Propiciar uma relação criativa crítica e
libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de
democratização e mudança social coletiva;
·
Incentivar a formação de leitores.
·
Despertar o gosto pela leitura, formando
estudantes mais críticos coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·
Ampliar o vocabulário, as experiências de
leitura com o grupo e individualmente;
·
Incentivar o estudante a compreender e
utilizar as regras ortográficas da Língua Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
·
Apresentação do texto Vamos Passear no Bosque
para os alunos;
·
Leitura em grupos e coletiva. A leitura
cantada tornará bastante prazerosa, pois a maioria dos alunos já a conhecem;
·
Realização da interpretação do texto;
·
Releitura do texto, destacando as palavras
mais importantes no quadro: lobo, bosque, sabonete, pente, camiseta, bermuda,
pão, abacaxi e jardim e realização da reflexão metalinguística falei o significado
de cada uma;
·
Dramatização, levar para sala de aula todos
os objetos mencionados no texto. Com a
máscara de lobo fazer mímica e os alunos falarão que ação que eu estou desenvolvendo.
Parabéns aos professores de Eunapólis.
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