quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RELATOS

Escola Municipal Professora Nilza Barbosa de Oliveira
Série: 1º ano                      Turno: vespertino
Professora: Janilda Ferreira da Fonseca de Melo                    
Formadora: Zilma Santos Nascimento de Oliveira

RELATO DE MEMÓRIA

Tenho participado das formações e posso afirmar que tudo o que tenho aprendido é de muita relevância para meu melhor desempenho em sala de aula.
 Nas formações temos a oportunidade de aprofundar assuntos como Educação Inclusiva, Gênero textual, sequência didática, ambiente alfabetizador, literatura, refletir sobre a consciência fonológica e gráfica, a importância da ludicidade, dentre tantos outros temas enriquecedores. A troca de experiência e aprendizagem me deu a segurança necessária para agregar e melhorar o que sei sobre alfabetizar letrando.
Quando trabalhamos intensamente a análise estrutural das palavras, as relações de grafema/fonema, posso perceber nos alunos a facilidade para se inserirem no mundo letrado e sua melhor  compreensão,  pois eclodem em seu pensamento o porque da ordem das letras,das palavras e textos, fazendo assim com que ele seja mais participativo.

As formações do PNAIC, sempre tiram minhas dúvidas, melhorando minha atuação em sala e tornando o trabalho com alfabetização e letramento mais prazeroso.
Escola Municipal Rotary III
Professora Janei Leandro Melo
Turma : 1º ano b vespertino
Orientadora : Zilma Santos Nascimento de Oliveira

Relato de experiência com jogos
Direito de aprendizagem
·       Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.   
Conteúdo
·       Rimas
Objetivo
·       Identificar semelhanças sonoras entre palavras.
Recursos utilizados
·       Rótulos de produtos, palavras recortadas de jornais ou revistas que fazem parte do conhecimento da criança.
·       Saco de tnt ou outro material para colocar as palavras e rótulos.
Abordagem lúdica
·       O jogo das rimas
Gênero trabalhado
·       texto não verbal
Estratégias desenvolvidas
·       Sala foi arrumada em circulo.
·       A sacolinha foi circulando ao som de uma música e quando parava o aluno abria e tirava uma figura e tinha que dizer uma palavra que rimasse com a figura.  Ex.:pão rima com mão.
 Mediação do professor
·       Alguns alunos realizaram a atividade proposta com sucesso, pois brincando fez com que levasse o aluno a pensar no som das palavras.
Observei que alguns alunos precisaram de ajuda principalmente o Pedro que tem dificuldades de aprendizagem.  Onde tive que fazer a leitura das figuras várias vezes para que ele pudesse ouvir o som das palavras e relaciona-las.

Aprendizagens esperadas
·       Desenvolvimento da consciência fonológica
Aspectos favoráveis á aprendizagem 
·       O uso do lúdico para a construção do conhecimento;
·       O uso de figuras permitiu a participação de todos os alunos independente da hipótese silábica.
Aspectos que constituíram desafios
·       Fazer com que as crianças respeitassem o tempo do colega;

·       O espaço físico da sala não permiti muita movimentação.


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇAO NA IDADE CERTA
ESCOLA: Municipal Projeto Produzir
PROFESSORA: Edna de Souza Loures dos Santos
ORIENTADORA: Adelina Chaves
MUNICÍPIO: Eunápolis-Bahia

RELATO DE EXPERIÊNCIA

GENÊRO TEXTUAL: CARTAZ INFORMATIVO

Antes de iniciar a leitura foi feito a exploração das ilustrações, da capa e do título do livro “Se o Lixo Falasse” (Obras Complementares) levando os alunos a antecipar sentidos e a ativar conhecimentos prévios relativos ao texto que vai ser lido.  Em seguida iniciou-se a leitura do livro, mostrando as ilustrações e, à medida que ia lendo, fazia alguns questionamentos tais como: Quais as consequências que o lixo traz quando é jogado em local inadequado?  O que devemos fazer para evitar o acumulo de lixo? Qual a importância de cuidar do meio ambiente? Etc. Os alunos participaram ativamente da leitura, ficando ansiosos para ver as ilustrações de cada parte da história e o desfecho que ela teria.
Uma das crianças ao observar a imagem de uma garrafa pedindo socorro para não ser jogada no lixo começa a sorrir e comenta que ninguém quer ir para o lixão por que lá só tem mau cheiro e é cheio de ratos e outros insetos.
Na continuidade da leitura as crianças foram percebendo a importância da preservação do meio ambiente, por conhecer o tempo de decomposição das embalagens na natureza que são: Jornais 2 a 4 semana, casca de frutas 3 meses, ponta de cigarro 2 anos, chicletes 5 anos, pilhas 100 a 500 anos, lata de alumínio 100 a 500 anos sacos e copos plásticos 200 a 450 anos, garrafas e francos de vidro tempo indeterminado.
No segundo momento após a leitura deleite “Um por Todos e Todos por Um” (Obras Complementares) foi retomado o momento anterior da leitura. Em seguida apresentou-se a proposta de confeccionar um mural das descobertas sobre a reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Logo após orientou-se as crianças na construção de cartazes informativo e educativo sobre a coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente e sobre a Pátria por está na semana da Independência. Durante todos os dias foi feito um momento cívico.
          A construção dos cartazes foi muito importante para os alunos, por colocarem no papel o que compreenderam da discussão e como os trabalhos foram expostos, e registrados com fotos, eles se sentiram orgulhosos de outras pessoas poderem conhecer seus trabalhos, principalmente a coordenação do Pacto. Solicitou-se aos alunos que trouxessem garrafa e tampinhas pet para confeccionar alguns brinquedos como: Flores, Vai e Vem, Bonecos, Bilboquê, Boliche etc.
No terceiro momento após a leitura deleite “Rubens o Semeador” (Obras Complementares) foi feito uma lista no quadro branco dos nomes dos brinquedos, para que eles escolhessem quais seriam confeccionados, a turma escolheu vai e vem, bilboquê, e boliche por serem brinquedos que eles gostam de usar na hora do intervalo. Logo após fez-se a seleção do material para a confecção dos brinquedos.  As crianças mostraram entusiasmo em construir seu próprio brinquedo, alguns disseram “professora não imaginei que essas garrafas velhas se transformariam em bonitos brinquedos”.
 No quarto momento após a leitura deleite “Jabuti Sabido e Macaco Metido” (Obras Complementares) foi feito a socialização das discussões anteriores e as crianças relataram que foi muito importante, e que agora eles entendem a necessidade de cuidar do meio ambiente, não é difícil basta que cada um dê o primeiro passo. Solicitou-se que fizessem um acróstico com os três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Foi feito as exposições dos cartazes e dos brinquedos confeccionados e a apresentação do Acróstico.
                         ANEXO
Crianças confeccionando cartaz com hino nacional ilustrado   

CONFECÇÃO DE CARTAZ

O QUE É PÁTRIA

RECICLAGEM

MEIO AMBIENTE



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário