Escola Municipal Professora Nilza Barbosa de Oliveira
Série: 1º ano Turno: vespertino
Professora: Janilda Ferreira da Fonseca de Melo
Formadora: Zilma Santos Nascimento de Oliveira
RELATO
DE MEMÓRIA
Tenho participado das formações
e posso afirmar que tudo o que tenho aprendido é de muita relevância para meu
melhor desempenho em sala de aula.
Nas formações temos a oportunidade de
aprofundar assuntos como Educação Inclusiva, Gênero textual, sequência didática,
ambiente alfabetizador, literatura, refletir sobre a consciência fonológica e
gráfica, a importância da ludicidade, dentre tantos outros temas
enriquecedores. A troca de experiência e aprendizagem me deu a segurança
necessária para agregar e melhorar o que sei sobre alfabetizar letrando.
Quando trabalhamos
intensamente a análise estrutural das palavras, as relações de grafema/fonema,
posso perceber nos alunos a facilidade para se inserirem no mundo letrado e sua
melhor compreensão, pois eclodem em seu pensamento o porque da
ordem das letras,das palavras e textos, fazendo assim com que ele seja mais
participativo.
As formações do PNAIC, sempre
tiram minhas dúvidas, melhorando minha atuação em sala e tornando o trabalho
com alfabetização e letramento mais prazeroso.
Escola
Municipal Rotary III
Professora
Janei Leandro Melo
Turma :
1º ano b vespertino
Orientadora
: Zilma Santos Nascimento de Oliveira
Relato
de experiência com jogos
Direito de aprendizagem
· Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
Conteúdo
· Rimas
Objetivo
· Identificar
semelhanças sonoras entre palavras.
Recursos utilizados
· Rótulos
de produtos, palavras recortadas de jornais ou revistas que fazem parte do
conhecimento da criança.
· Saco
de tnt ou outro material para colocar as palavras e rótulos.
Abordagem lúdica
· O
jogo das rimas
Gênero trabalhado
· texto
não verbal
Estratégias desenvolvidas
· Sala
foi arrumada em circulo.
· A
sacolinha foi circulando ao som de uma música e quando parava o aluno abria e
tirava uma figura e tinha que dizer uma palavra que rimasse com a figura. Ex.:pão rima com mão.
Mediação do professor
· Alguns
alunos realizaram a atividade proposta com sucesso, pois brincando fez com que
levasse o aluno a pensar no som das palavras.
Observei que alguns alunos
precisaram de ajuda principalmente o Pedro que tem dificuldades de
aprendizagem. Onde tive que fazer a
leitura das figuras várias vezes para que ele pudesse ouvir o som das palavras
e relaciona-las.
Aprendizagens esperadas
· Desenvolvimento
da consciência fonológica
Aspectos favoráveis á
aprendizagem
· O
uso do lúdico para a construção do conhecimento;
· O
uso de figuras permitiu a participação de todos os alunos independente da
hipótese silábica.
Aspectos que constituíram
desafios
· Fazer
com que as crianças respeitassem o tempo do colega;
· O
espaço físico da sala não permiti muita movimentação.
ANEXO
PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇAO NA IDADE CERTA
ESCOLA:
Municipal Projeto Produzir
PROFESSORA:
Edna de Souza Loures dos Santos
ORIENTADORA:
Adelina Chaves
MUNICÍPIO:
Eunápolis-Bahia
RELATO
DE EXPERIÊNCIA
GENÊRO
TEXTUAL: CARTAZ INFORMATIVO
Antes de iniciar a leitura
foi feito a exploração das ilustrações, da capa e do título do livro “Se o Lixo
Falasse” (Obras Complementares) levando os alunos a antecipar sentidos e a
ativar conhecimentos prévios relativos ao texto que vai ser lido. Em seguida iniciou-se a leitura do livro,
mostrando as ilustrações e, à medida que ia lendo, fazia alguns questionamentos
tais como: Quais as consequências que o lixo traz quando é jogado em local
inadequado? O que devemos fazer para
evitar o acumulo de lixo? Qual a importância de cuidar do meio ambiente? Etc. Os
alunos participaram ativamente da leitura, ficando ansiosos para ver as
ilustrações de cada parte da história e o desfecho que ela teria.
Uma das crianças ao observar
a imagem de uma garrafa pedindo socorro para não ser jogada no lixo começa a
sorrir e comenta que ninguém quer ir para o lixão por que lá só tem mau cheiro
e é cheio de ratos e outros insetos.
Na continuidade da leitura
as crianças foram percebendo a importância da preservação do meio ambiente, por
conhecer o tempo de decomposição das embalagens na natureza que são: Jornais 2
a 4 semana, casca de frutas 3 meses, ponta de cigarro 2 anos, chicletes 5 anos,
pilhas 100 a 500 anos, lata de alumínio 100 a 500 anos sacos e copos plásticos
200 a 450 anos, garrafas e francos de vidro tempo indeterminado.
No segundo momento após a
leitura deleite “Um por Todos e Todos por Um” (Obras Complementares) foi
retomado o momento anterior da leitura. Em seguida apresentou-se a proposta de
confeccionar um mural das descobertas sobre a reciclagem e sua importância para
o meio ambiente. Logo após orientou-se as crianças na construção de cartazes
informativo e educativo sobre a coleta seletiva, reciclagem e preservação do
meio ambiente e sobre a Pátria por está na semana da Independência. Durante
todos os dias foi feito um momento cívico.
A construção dos cartazes foi muito
importante para os alunos, por colocarem no papel o que compreenderam da
discussão e como os trabalhos foram expostos, e registrados com fotos, eles se
sentiram orgulhosos de outras pessoas poderem conhecer seus trabalhos,
principalmente a coordenação do Pacto. Solicitou-se aos alunos que trouxessem
garrafa e tampinhas pet para confeccionar alguns brinquedos como: Flores, Vai e
Vem, Bonecos, Bilboquê, Boliche etc.
No terceiro momento após a
leitura deleite “Rubens o Semeador” (Obras Complementares) foi feito uma lista
no quadro branco dos nomes dos brinquedos, para que eles escolhessem quais
seriam confeccionados, a turma escolheu vai e vem, bilboquê, e boliche por
serem brinquedos que eles gostam de usar na hora do intervalo. Logo após fez-se
a seleção do material para a confecção dos brinquedos. As crianças mostraram entusiasmo em construir
seu próprio brinquedo, alguns disseram “professora não imaginei que essas
garrafas velhas se transformariam em bonitos brinquedos”.
No quarto momento após a leitura deleite “Jabuti
Sabido e Macaco Metido” (Obras Complementares) foi feito a socialização das
discussões anteriores e as crianças relataram que foi muito importante, e que
agora eles entendem a necessidade de cuidar do meio ambiente, não é difícil
basta que cada um dê o primeiro passo. Solicitou-se que fizessem um acróstico
com os três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Foi feito as exposições dos
cartazes e dos brinquedos confeccionados e a apresentação do Acróstico.
Crianças confeccionando cartaz com hino
nacional ilustrado
CONFECÇÃO DE CARTAZ |
O QUE É PÁTRIA |
RECICLAGEM |
MEIO AMBIENTE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário